Twitter Fan Page Orkut Púlpito Cristão
19/09 por: Antognoni Misael 56 Comentários

Duas superstições evangélicas

Por Cicero Pereira

Pode parecer um disparate falar de superstição em meio aos evangélicos. Mas considerando superstição como crendice nascida e estabelecida em um meio, duas coisas me chamam a atenção nesse nosso universo.

A primeira é a situação de muitos pensarem que o que os torna cristãos é o fato de estarem numa igreja local. Ledo engano. O que nos torna cristãos é o novo nascimento. Quem coloca sua fé na igreja local não passa de um mero religioso. E isto é muito sério, pois quando se tem essa visão de cristianismo, termina se evangelizando mostrando a conversão como simplesmente mudar de religião. Em Mt 3.7-9, João Batista critica exatamente esta classe de pessoas ( Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão). Há vários outros exemplos nas Escrituras, como o jovem rico que não quis abandonar as riquezas para seguir a Jesus (Mc 10.21), Nicodemus, doutor da lei e não entendia de fato o nascer de novo (Jo 3). Tenhamos pois, nossa fé firmada na rocha, no Senhor da igreja.

A segunda superstição parece com a primeira. Tem muito crente achando que pode ser cristão fora da igreja. Hoje eles já tem até nome. Os sem-igreja ou desigrejados. Estes, com toda sorte de desculpas, afirmam poder ser crente longe de uma comunidade de cristãos, e coisas como se reunir numa lanchonete pra discutir aspectos espirituais da Rio +20 é ser igreja. Isto afronta o princípio bíblico registrado pelo autor da carta aos Hebreus, capítulo 10, versículos 19 a 25, que mostra claramente ato de congregar como uma característica do novo nascido, do verdadeiro crente. No verso 24, o autor diz CONSIDEREMO-NOS uns aos outros. Ou seja, considere o seu irmão digno de ouvir a palavra, digno de receber seu perdão, digno de ouvir um pedido de perdão, digno de crescer junto com você na graça e no conhecimento, digno de ensinar e de ser ensinado. E muito mais. Isto é estimularmo-nos ao amor e às boas obras. E Deus nos proveu esta graça, nos ajuntando para o louvor da glória do seu nome.

Em síntese, a igreja não salva. Nossa salvação está em Cristo, mas o crente de verdade, verdadeiramente convertido ao Senhor Jesus, vai procurar uma igreja local para congregar e crescer, junto com os outros membros do corpo de Cristo.
Deus nos abençoe.

***

Cicero Pereira é professor universitário, matemático, tricolor e um dos editores do blog da UMP da Quarta. É amigo e irmão em Cristo, e congrega na Igreja Presbiteriana em Campina Grande-PB.

56 Comentários

  1. Jacqueline disse:

    Creio que não importa o local.Paulo reunia-se com os irmãos nas casas e pregava nas praças, nos templos,nas ruas,na prisão,etc.O importante é que não deixemos de nos congregar e pregar, seja onde for!!
    “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” I Cor. 3:16

  2. Wsampa disse:

    Essa sua teoria não deve funcionar muito bem em paises que não permitem o ajuntamento de cristão ou edificação de templos (igreja local).

    • Jacqueline disse:

      Quando houver perseguição ou nos esconderemos(cavernas, montes,etc)ou enfrentaremos a morte(cova de leões, cruz, espada,como fizeram os cristãos primitivos)
      Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Romanos 8:35

  3. Rufino disse:

    Muito oportuno o teu post. É bem verdade que a grande maioria dos evangélicos ainda se prendem aos dogmas e ao misticismo religioso. É muito perigoso quando se prendem, exclusivamente, à palavra.
    Por outro lado, creio que podemos sim ser pessoas de bem, mesmo estando longe de uma igreja, ou qualquer outro templo religioso. JC jamais fundou uma igreja. A Casa do Caminho foi indubitavelmente a primeira comunidade Cristã na história da humanidade, fundada por Simão Pedro, coadjuvados pelos apóstolos Natanael, Thiago – filho de Zebedeu, Filipe e João. E o que vemos hoje é uma igreja totalmente diferente daquela fundada por Simão Pedro, que tinha o papel precípuo de prestar a caridade, amparado pela divulgação do Evangelho do Cristo.

    Finalizando, gostaria de ter sua apreciação e ponto de vista, sobre os versículos:

    Mateus, XVI: 13 a 17; Marcos, VIII: 27 a 30.)

    1. Jesus, tendo vindo para os arredores de Cesar
    éia de Felipe, interrogou seus discípulos: “Que dizem os
    homens quanto ao Filho do Homem? Quem dizem eles
    que eu sou?” E os discípulos lhe responderam: “Uns afirmam
    que és João Batista; outros, que és Elias; outros, que
    és Jeremias ou algum dos profetas.” Jesus lhes disse: “E
    vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro, tomando a
    palavra, respondeu: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo.”
    E Jesus falou: “Bem-aventurado és, Simão, filho de Jonas,
    porque não foi a carne nem o sangue que te revelaram
    isso, mas meu Pai que está nos céus.”

    Mateus, XVII: 10 a 13; Marcos, IX: 10 a 12.)

    3. (Após a transfiguração.(60)) Seus discípulos o interrogaram,
    dizendo: “Por que dizem pois os escribas que
    é preciso que Elias venha primeiro?” Mas Jesus lhes respondeu:
    “É verdade que Elias deve vir e restabelecer todas
    as coisas, mas eu vos declaro que Elias já veio, e eles
    não o conheceram, e o trataram como quiseram. É assim
    que farão sofrer o Filho do Homem.” Então seus discípulos
    compreenderam que era de João Batista que Jesus lhes
    havia falado.

    Forte abraço, paz e luz!

  4. Jacqueline disse:

    Amados irmãos,creio que não importa o local.Paulo reunia-se com os irmãos nas casas e pregava nas praças, nos templos,nas ruas,na prisão,etc.O importante é que não deixemos de nos congregar e pregar, seja onde for!!
    “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” I Cor. 3:16

    • Arnaldo disse:

      Como esses sem igrejas tomam a Santa Ceia?

      • luis disse:

        Meu irmão conforme a Palavra somos todos sacerdotes e portanto, a ceia pode ser ministrada sem o menor problema.
        “E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.”
        “Vòs também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdòcio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.” 1Pedro 2:5 ; Mas vòs sois a geração eleita, o sacerdòcio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 1Pedro 2:9

      • anonimo disse:

        Ja vi eles irem visitar igrejas e lá tomam.

  5. Jean disse:

    Excelente interpretação do nosso livro sagrado.

  6. Silvana disse:

    Olá. Gosto de congregar e realmente acho que é muito importante. A minha dúvida é: como congregar em lugar que não fala nem vive o verdadeiro evangelho mas só tem as barbaridades do “evangeliquês” (muitas das quais expostas neste blog)? Vou para uma é G12, vou para outra é “do reino”, vou para outra é “mundial”, vou para outra é “cai-cai”… O que faço? Fico nestes lugares somente pela companhia e tal? É difícil, viu!!!

    • Na mesma situação! É indiscutível que sinto falta, e MUITO, mas tá MUITO difícil também!
      E não vejo problema no fato da “igreja local” ser uma reunião na casa de um irmão. Ou vou ser “menos cristão” reunindo numa casa do que aquele que reune num “templo” ?

    • Daniel Costa disse:

      Procure uma congregação séria que pregue a Palavra. Ainda há algumas por aí… Tente procurar denominações históricas, tradicionais (presbiteriana, batista), geralmente o que sobrou de bom na igreja evangélica está por ali…

      • Wilton disse:

        Se declarar que só nas históricas vou encontrar o evamgelho puro e simples de Jesus , nos apegamos a velha mandeira religiosa, a congregação dos santos deve ser buscada , se são poucos ou muitos não importa se em casa na praça ou em templos , creo que devamos implementar através de posicionamento , não omissão, que nem tudo que ouvimos é evangelho precisamos confrontar nossas lideranças

  7. Robert disse:

    A própria visão da palavra Ekklesia já denota a lembrança de reunião ou congregação, acho loucura quando vejo pessoas que vivem “em Cristo”, mas não “participam do corpo”. Sei muito bem que denominações são mera criação humana, mas dizer que andar sozinho é estar na igreja, é ignorar a vontade do Senhor de reunir a “assembleia dos justos”, ou a “congregação dos santos”.
    Compreendo quando vejo pessoas que se dizem sem “igreja”, sem “líderes”, e etc. Creio que Cristo nunca nos chamou para andarmos sozinhos “carregai as cargas uns dos outros”; até mesmo Paulo, que era um criador de Igrejas, se reportava para a Igreja de Antioquia ou até conversava com os líderes de Jerusalém. Se os grandes da igreja primitiva faziam isso, quem somos nós para dizer que nosso atual modo é o certo?!

  8. Adilson disse:

    Desculpe professor,

    seu texto é 50% verdadeiro (+ou -) e 50% falso. O primeiro e segundo paragrafo é verdadeiro e tem muita base para afirmar isto. Já o terceiro e quarto paragrafo é uma grande mentira criada pelos “teólogos”. Vou dizer a base e porque afirmo isto.

    1- Como pode uma Igreja achar que não pode ser “cristão” fora de uma igreja? Percebe? Não tem como uma Igreja estar dentro de uma igreja. Igreja é um grupo de pessoas, não reunidadas um com o outro mas unidas no Salvador, ligadas à Ele, independente de onde estejam ou onde irão. Junto ou separado. São ligadas em Jesus.

    2- Na carta escrita aos Hebreus no capítulo 10 o autor está dizendo claramente para não deixar a união Nele ou seja a Graça para voltar a lei e não há nenhuma sombra de que o autor se refere à algum templo ou lugar. Leia o capítulo 9 e o 10 sem interrupção e vai entender. Leia tudo, varias vezes.

    3- Vc`s dizem: vamos à casa de Deus; Deus habita aqui, se referindo à igreja (templo). Logo não confere com o Deus em que Paulo apresentou aos atenienses. Segue as palavras de Paulo:

    O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele o Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos dos homens,

    nem é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa, visto ele mesmo dar a todos vida, respiração e todas as coisas;

    e de um só fez todo o gênero humano para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os seus tempos determinados e os limites da sua habitação;

    para buscarem a Deus, se, porventura, apalpando, o achassem, ainda que não esteja longe de cada um de nós.

    Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como até alguns dos vossos poetas o têm dito: Porque dele também somos geração
    Atos 17:24-28

    Ora, se o Deus altissimo NÃO habita em templos feitos por homens e não requer nada de nossa mãos. Eu pergunto: Quem é o Deus que vc`s seguem?? Pois este que vc`s seguem habita em seus templos e requer dinheiro de vossas mãos.

    • Daniel Costa disse:

      Vou refutar só os pontos…

      1) Igreja é também um grupo de pessoas reunidas umas com as outras em um lugar visível e não só a união destas no Salvador… Base bíblica: Atos (o livro inteiro)

      2) Exejegue braba… o autor fala justamente da reunião com outros crentes – que pode ser desfeita, por isso existe o versículo – até pq não é possível desfazera união com o Salvador, a menos que vc creia em perda de salvação.

      3) Isso (“o templo é a casa de Deus”) é um mero costume que passa a ser detalhe se os cristãos entendem que precisam se reunir uns com os outros em local visível e que a igreja é também esta reunião.

      • Adilson disse:

        Daniel,

        vamos pensar:

        1 – Igreja é um termo que era usado quando se referia à varias pessoas; juntas ou não. Não há exclusividade deste termo se referindo aos chamados por Deus. Este termo foi usado tembém para se referir aos perseguidores e também aos moradores de toda uma região. A religião adotou este termo, não o traduzindo e assim utilizando-o para dizer que é exclusivo, algo especial. E acabaram mudando o sentido da palavra, chamando seus templos de igreja. Pesquise e verá. (Pesquise o que é blasfemia.)

        2 – O autor escreve PARA os Hebreus e o assunto é lei e graça; os Hebreus cumpriam a lei (eram judeus) e todos os rituais e sacrificios da lei, então eles antes já estavam congregados (unidos) na lei e o autor estava dizendo a eles que agora é a graça e não devem mais fazer as obras da lei e explica que o sacrificio do Filho é completo. O assunto é lei e graça. Se vc não ler tudo não vai entender mesmo, pois vc foi acostumado a ler somente onde te indicam para confirmar o que te falam. Veja que o assunto continua:

        e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao AMOR e às BOAS OBRAS,

        não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

        Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,

        mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários.

        Havendo alguém rejeitado a lei de Moisés, morre sem misericórdia, pela palavra de duas ou três testemunhas;

        de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça?
        Hebreus 10:24-29

        - Veja que o assunto é lei e graça!! Não tem nada há ver com alguma denominação ou coisa semelhante. Eles antes eram congregados na lei e agora estão congregados na graça. O autor estava dizendo para não largar a graça e voltar a lei como era o costume de alguns HEBREUS!!

        3- O Deus criador não requer nada de nossas mãos pois Ele mesmo dá a todos ( sem excessão) todas as coisas. E Ele não habita em templos feito por mãos humanas. Logo não é mero detalhe. É blasfemia se referir a algum lugar construido por homens de Casa de Deus. É insultar ao Criador! E pedir dinheiro e dizer que é para o Criador é o fim. Vc pode se reunir com outros, mas isso não é essencial. E se vc disser que precisa se reunir se não vc não é crente. Desculpe, vc não é crente!

        • Daniel Costa disse:

          Adilson vamos pensar MESMO…
          1) Igreja é reunião, ASSEMBLÉIA… Assembléia ou reunião só existe quando tem pessoas… JUNTAS. Fora isso não é assembléia, não é reunião. A palavra ekklesia quer dizer isso por mais que vc queira discordar. E eu nunca sugeri no meu comentário que a igreja é o templo. Leia meu post com mais atenção.

          2) Hebreus é o meu livro favorito do NT, meu chapa… Você está ensinando o padre a rezar a missa. Nunca disse que o assunto do livro não é lei e graça, estou dizendo que o assunto dele não é só este… Ademais, vc insiste na eisegese do texto e isso me causa urticária… “Congregados na lei”? Você está forçando esse entendimento no texto e eu não tenho outra alternativa a não ser repudiar esse procedimento, logo, concluo que todo o resto da sua argumentação é puro “mimimi”…

          3) Você está coando mosquito e engolindo camelo. Primeiro pq, de novo, eu nunca disse que igreja é templo. Segundo que dizer que se reunir com os outros não é essencial é o cúmulo da falta de conhecimento bíblico, especialmente neotestamentário… Pode jogar quase todas as cartas de Paulo no lixo e o livro de Atos também… Finalmente dizer que eu não sou crente é a pá de cal que você mesmo joga em toda a sua exposição frívola, simplesmente pq vc não me conhece e me julga com base em UM ÚNICO post. É o cumulo da prepotência e arrogância. Só isto já te queima por completo. Better luck next time. Recomendo que estude mais a Bíblia para extrair dela o que ela quer dizer e não fique tentando buscar nela justificativa pra forma como você conduz a sua vida.

          • Adilson disse:

            Amigo,

            vc não quer entender, quer ter este pensamento religioso. É mais comodo pra vc viver este legalismo.

            1 – Igreja = Ikklesia (Grego)= Assembléia ou reunião de pessoas juntas; se refere a qualquer grupo; pois se reunem para algo ou por algo. Para se referir a Deus é juntas Nele e Dele. Deus está em todos os lugares e não somente quando homens se reunem em um lugar. Todos que são Dele no mundo todo é a Ikklesia Dele. Consegue entender isto?

            2- Aos Hebreus; Aos Galatas; Aos Efésios; Aos da Asía… são pessoas de lugares distintos e espalhados por um vasto território e não de um único lugar; não há sentido algum dizer que “não deixemos nossa congregação” se referia a algum lugar. É claro que o autor falava do Salvador; da Graça.

            3- O amor é essencial. Reunir com outros pra cantar, contar estórias e fazer shows é legalismo.

  9. Muito bom texto. Realmente é isso que acontece e muita gente está enganada. Urge a pregação da pura Palavra de Deus que liberta de todo engano.

  10. Maior Amor disse:

    Eu tb concordo em partes com o texto, o irmão diz que não tem como ser cristão sem igreja(mas igreja somos nós). Eu entendo que a união de irmaos em Cristo é abençoada conforme a palavra ensina, mas nao depende necessariamente de um local fixo, tb nao tenho nada contra as denominações, só que as vezes acho vcs muito duros com quem nao se reune em um templo. Eu por exemplo, estou muito ferida pq descobri que a denominação que eu estava era uma seita pseudo crista, e aí? Vcs acham que eu deveria ficar nela mesmo assim? Fui muito ferida e no momento nao estou reunindo em uma igreja local pq preciso curar as feridas, será q Deus deixou de me amar e me abençoar pq nao estou me reunindo ainda? eu acho que vcs falam sem pensar as vezes, nao vejo Jesus fazendo esse tipo de recriminação

  11. Gilberto Vidal disse:

    Silvana, passei pelo mesmo problema seu mas não desisti, orei ao Senhor que me mostrasse uma congregação. Hoje estou muito feliz, na igreja Batista. Não estou dizendo que é uma congregação perfeita nem que é a única, existem denominações sérias, ore e procure, tenho certeza que você vai encontrar.
    Em Cristo
    Gilberto

    • Silvana disse:

      É Gilberto, eu e meu esposo estamos fazendo isto: orando a Deus para que nos oriente. Não esperamos a igreja perfeita mas que seja baseada na Palavra de Deus. Creio que Ele não nos deixará “na mão”. Obrigada.

  12. a.cardoso disse:

    O negócio é o seguinte:Vou vender um selo de autenticação para igrejas e membros também!Quem não tiver tal selo,não poderá se apresentar como cristão!Ora,a culpa deste disparate é dos “pastores” que ficaram encastelados todo este tempo,enquanto os vigaristas se infiltravam nas igrejas.Por causa do corporativismo,eles não abrem a boca contra nada!São cães que não sabem ladrar!São atalaias que não dão aviso,e,certamente terão que prestar contas do sangue que for derramado por causa de sua negligência.Jesus diz em Apoc;”…quanto aos covardes…”(21:8)Tomara venha logo a perseguição aberta contra as igrejas,só aí teremos ouro refinado no fogo!

  13. tito monteiro disse:

    O texto e artigo do Professor Cícero Pereira é bom,mas não é tão bom como alguns acham.A IGREJA instituição religiosa é coisa estranha no NT,mas tomou o lugar da igreja-gente de carne e osso.O vocalista da banda U2, o brother Bono em entrevista a Bill Hydes disse que com Jesus Cristo ele nunca teve problemas,mas com os cristãos ele não se sente a vontade
    no meio deles.O livro a Cabana tem um lado esquisito,Deus se manifestando num lugar nada “santo”,e porque não em uma igreja local? Entre igrejas e cabanas,eu escolho ir a Cabana,lá quem sabe terei um encontro com Aquele que não é problema? Agora,o artigo tem ainda um fator: é café requentado,coisa velha e conhecida.Não trouxe nenhuma proposta para mudar a situação e re-conquistar os sem igrejas ou desigrejados,o que acho um ofensa.E não sou nenhuma e nem outra, mas os tais tem meu apoio ,sempre há uma ou duas ou mais razões para os desigrejados deixarem suas congregações – uma delas é o ROUBO dos dízimos e ofertas praticados por todas as denominações,isto pesa.
    tito from brasília.

  14. Carlos Augusto disse:

    Vira e mexe aparece algum formador de opinião, teólogo, estudioso das Escrituras etc, se referindo aos ¨desigrejados¨. Na referencia bíblica citada pelo autor não quer dizer precisamente dentro de igreja, podemos admoestar os nossos irmãos que professam a mesma fé no nosso dia dia, no nosso convívio social, nos momentos de lazer, em todos os lugares que se julgue necessário e oportuno, não somente na igreja. Jesus disse que onde estiver duas ou mais pessoas reunidas em seu nome ali Ele estaria. Há sim a possibilidade de ser um cristão fora de denominações, ser cristão não é privilégio de quem frequenta alguma denominação. E digo mais, Levando em consideração os ensinamentos que pregam hoje nas igrejas é melhor estar fora dela, pois se tornou uma igreja prostituta, envolvida com politica e politicagem, formando um crente soberbo, orgulhoso, lascivo, egoísta, onde têm em Deus um realizador de desejos como se fosse o Aladim dos contos de mil e uma noites, fizeram da noiva de Cristo uma noiva do mundo, a oferecendo a quer der mais em troca de votos. Se fosse citar aqui as mazelas de nosso igreja moderna levaria horas e seria chover no molhado. Como disse o profeta Daniel: Sai dela povo meu…..

  15. Com o advento tecnológico,hoje os “crentes são virtuais”!
    Ou seja,não precisa mais de igreja!
    Tá feia à coisa!

  16. Paulo Sales disse:

    Eu consigo compreender o texto do professor, mas na prática as coisas não funcionam assim.
    Existe crente que é melhor que ele seja crente dentro da igreja, não se pode exigir das pessoas que elas façam coisas que elas não tem condição de fazer.
    Existe crente que vai a igreja quando sente de ir, mas a igreja evangelica não sabe lidar muito bem com isso.
    E existe crente que se sente restringido na sua busca, pelos rotulos e cartilhas equivocadas dos templos e de seus pastores condicionados.
    A este ultimo se da o nome de desigrejado pois é mais fácil entende-los assim que perceber a fragilidade do modelo evangelico atual.
    Estamos num mundo que a cada dia ve a a mutação da sociedade, onde tudo que é contra o evangelho está paulatinamente sendo adorado e sistematizado, as mazelas humanas estão como os sepulcrus caiados, talvés mais bonitos que eles.
    Professor, muita gente, muito crente, se esforça para exercer o evangelho, para não se deixar bitolar por um modelo na grande maioria das vezes sem sentido, pois o que a biblia nos demostra no tocante a concregar, pouco ou quase nada tem haver com o modelo atual. Jesus em nenhum lugar da biblia e tenho certeza que nem fora dela, condicionou ser bom crente, aquele que frequenta a igreja regularmente, sendo membro, catalogado, dizimista etc. Pelo contrario, criticou justamente aqueles que se apoiavam nos templos como redutos de boas pessoas, como parametro de avaliação positiva e aval de bom carater.
    A igreja evangelica dos nossos tempos está perdendo força para o mundo em função de insistir em bancar um modelo egocentrico na sua verdadeira função.
    Quero crer que sua igreja – tradicional- seja menos bitolada, mas a priori os lideres estão entendendo o pastoreio como profissão quando na verdade ninguém pediu isso a eles.
    eu não tenho curso superior mais conheço o meio academico, é pomposo e formal e leva as suas vaidades e isso que está predominando dentro das igrejas, quando um grupo de pessoas em atitude passiva, ouve um instruido dizer as mesmas coisas todos os dias em troca de beneficio financeiro, ou seja, a igreja não prepara o servo do Senhor para o mundo, mas vendee proteção divina entre sua 4 paredes.
    Enfim, mesmo assim entendo que alguns estão melhores dentro da igreja regular por opção, outros por desconhecimento ficam refens de lideres e outros assumem a responsabilidade de não estar.
    Um texto pra gente pensar nisso tudo.
    MATEUS 11
    16 Mas, a quem assemelharei esta geração? É semelhante aos meninos que se assentam nas praças, e clamam aos seus companheiros,

    17 E dizem: Tocamo-vos flauta, e não dançastes; cantamo-vos lamentações, e não chorastes.

    18 Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio.

    19 Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos.

  17. luis disse:

    Não creio que o fato de se reunir em um local feito por mãos de homens seja necessário para crescimento, pois a igreja primitiva não tinha local para se reunir e cresceu.
    Quanto ao texto citado não deveria se analisado os outros dois versículos abaixo, ou seja, o 26 e 27.

  18. Marcia disse:

    Bem, eu concordo com o texto quando diz que precisamos congregar, não porque disso depende minha salvação, mas para ter comunhão com aqueles que são cristãos como eu. Mas o que fazer quando congregramos em um lugar onde a comunhão só existe na aparência? Tenho vivido isso em uma igreja onde os membros mal se cumprimentam. Ás vezes parece que estamos vivendo uma fé fingida, falamos muito e temos praticado tão pouco a Palavra de Deus. Se vemos um irmão fraco na fé, ao invés de darmos a mão, fazermos como a Bíblia diz, fortalecermos uns aos outros, fazemos o contrário, condenamos, julgamos criticamos. Peço a Deus que nos sustente nesses últimos dias da Igreja na terra, pois cada dia mais fica difícil…

    • Sandro disse:

      Excelente colocação Márcia,congreguei em uma “Igreja” assim,acabei por observar muitos “irmãos” e “irmãs”que iam aos cultos somente para apresentar suas vestes “bonitas”,e se assentarem em lugar de destaque(prox.a família do pastor,que agora é apóstolo) a grande maioria sem espírito de união,como você mesmo disse e eu concordo,temos que congregar pelo fato de precisarmos estar unidos verdadeiramente,em mutua cooperação ajudando uns aos outros sempre,pois creio que esse é nosso objetivo :SERVIR.

  19. Dillans disse:

    Se o ‘crente’ se diz desigrejado, é que ele nunca teve a noção do que seja a Igreja; agora DESTEMPLADO sim. A IGREJA não é os templos…! Ou seja a IGREJA não é um grupo de organizações religiosas. Se alguém se diz DEJIGREJADO, é porque também não se considera cristão, pois a IGREJA é o corpo de Cristo, que é o conjunto de todos aqueles que confessam e creem em Jesus Cristo; e não o templo, organização religiosa. Se o indivíduo se diz DESIGREJADO, ele afirma que não é cristão, mas se ele se diz DESTEMPLADO, isto quer dizer que ele é parte da IGREJA, mas não é membro de uma organização religiosa. Enfim, a IGREJA não é o TEMPLO. Atualmente está havendo um grande movimento no sentido de muitos e muitos se declararem DESTEMPLADOS, talvez seja apenas o início da Grande Apostasia, e os motivos são bem conhecidos…! — João 4:23 Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem.

  20. joao ferreira disse:

    É por isso que tem essa mentirosa esatatistica que afirma o crescimento do número de evangélicos.
    Que nada, aumentou o número de frequentares de igrejas de iemanjá, aquelas que vendem amoletos, patuás, figas, fronhas, copo d’água, biblias caríssimas, profecias, revelações, livrinhos de auto-ajuda.
    Uma verdadeira baderna em nome do poder finenceiro de lideres que jamais foram bem liderados.
    Aumentou foi a roubalheira em nome de Jesus.
    II Pe 02:01 a 03…

  21. liomar disse:

    No Evangelho de Mateus 18.20, Jesus declarou: Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Eu me alegrarei quando me disserem vamos a casa do Senhor. Mais o que seria hoje a Casa do Senhor no novo testamento na nova aliança? O que realmente e casa do Senhor será as paredes prédio os santuários,catedrais ou salões o que eu quero dizer A IGREJA SÃO AS PESSOAS a morada de Deus.vocês não percebem que o que mais precioso no evangelho é que ele nos libertar da idéia de que Deus reside em local determinado?em Atos 7 Estevão falou Entretanto , não habita o Altíssimo em casas feitas por mãos humanas;  Mas onde é a casa do Senhor em nós veja Apostolo Paulo Atos 17.24-25, o qual, divinamente inspirado pelo Espírito Santo de Deus disse: O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois Ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas.

  22. liomar disse:

    Voçe pode ser Professor mais não entendeu, e não postar minhas credencias rsss

    Tem muito crente achando que pode ser cristão fora da igreja. Sim da igreja tempo pode ser igreja cresci em igreja em casas,praças,praia onde nós reunimos entorno do nome de Jesus ali era uma igreja. Porém, quando Cristo rendeu o seu espírito a Deus (Mateus 27.50,51), o véu do templo rasgou-se de alto a baixo, então passamos a viver pela graça do Senhor Jesus, encerrando-se ali toda ordenança da lei de Moisés. Ele anulou esses três elementos, cumprindo-os em si mesmo. Ele é o Templo que incorpora uma nova e viva casa, não feita por mãos humanas, mas pelo seu próprio sangue. Ele é o Sumo Sacerdote Eterno e o Sacrifício perfeito e definitivo, por um Novo Mandamento escrito com o seu próprio sangue (João 13.34).

    • liomar disse:

      Voçe pode ser Professor mais não entendeu, e não vou postar minhas credencias rsss
      Tem muito crente achando que pode ser cristão fora da igreja. Sim da igreja fora do templo pode ser igreja sim, cresci em igreja em casas,praças,praia onde nós reunimos entorno do nome de Jesus ali era uma igreja. Porém, quando Cristo rendeu o seu espírito a Deus (Mateus 27.50,51), o véu do templo rasgou-se de alto a baixo, então passamos a viver pela graça do Senhor Jesus, encerrando-se ali toda ordenança da lei de Moisés. Ele anulou esses três elementos, cumprindo-os em si mesmo. Ele é o Templo que incorpora uma nova e viva casa, não feita por mãos humanas, mas pelo seu próprio sangue. Ele é o Sumo Sacerdote Eterno e o Sacrifício perfeito e definitivo, por um Novo Mandamento escrito com o seu próprio sangue (João 13.34).

  23. liomar disse:

    Sobre reunir-se em casa, devo dizer que a fé em Jesus não se abrigou em nenhum “templo” até o quarto século. Portanto, por mais de trezentos anos os cristãos não tiveram nenhum templo, nem sentiram falta de nada; e mais: foi o tempo mais feliz que a Igreja já experimentou na História, apesar das muitas perseguições.

  24. André disse:

    EM QUALQUER SITUAÇÃO, O QUE FAZ A DIFERENÇA É A LIDERANÇA.

  25. marcio disse:

    A questão que as igrejas em geral são alicerçadas em doctrinas e dogmas, que se verifica que muitos desses são questionáveis, se grupos se unissem para estuda a bíblia de maneira a aceita e mudar determinados entendimentos a respeito do que e Deus e o seu filho a i realmente valeria apena esta nesta grupo, mais o que verificamos e um cidadão encima de lugar elevado, ditado as as normas do que temos que fazer da nossa vida para agrada a Deus, e o povo como espectadores passivos, só absolvendo e aceitado sem questiona, ate que ponto a fundamento em tudo aquilo, a palavra e que NOS samos o templo do espirito de Deus, o AP Paulo por ex não relata que se reunia em igreja para divulga aquilo que ele sabia a respeito do PAI, ate pelo contrario foi ate contra isso.
    O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
    Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;
    Atos 17:24-25

  26. Romaro disse:

    Isso é papo de quem quer manter fiéis na IGREJA, tendo em vista a debandada geral que está acontecendo em várias denominações. O que acontece é que as pessoas estão abrindo os olhos para o que vem ocorrendo no meio evangélico (cada dia várias igrejas são abertas com “líderes” sem preparo nenhum, sempre com o mesmo script: dízimos, libertação e prosperidade). O fato de não frequentar igreja não quer dizer nada, qual o verdadeiro local para adorar a Deus, seria na Presbiteriana, seria na AD, seria na Batista, seria na IURD, seria na Igreja do Monte Sagrado que foi aberta ontem em um comércio. Devemos adorar a Deus em espírito e em verdade. Quanto a manter os vínculos com o corpo de Cristo, não preciso ser membro de carteirinha para isso, posso manter meu círculo de amizade com pessoas cristãs sadias que não se contaminaram com as doutrinas feitas por homens para as suas igrejas (não estou falando da doutrina dos apóstolos e nem nos princípios bíblicos que norteiam os verdadeiros crentes em Cristo Jesus).

  27. Sandro disse:

    Se decida “irmão”:congregar ou não congregar?

  28. Natanyaho disse:

    Sobre a ultima frase que diz: Crente convertido de verdade vai procurar uma igreja local para crescer juntamente com oc outros; Eu definitivamente não concordo.
    Existem muitos convertidos de verdade que estão evitando as igrejas, porque as igrejas já se corrompeiram hà muio tempo e não se conscegue mais cultuar em total reverencia nessas igrejas por aí; os pastores visão só a contribuição (por favor não me diga que não é assim),os jovens frequentam apenas porque é um motivo para encontros pessoais uns aos outros. Agora, sem falar das herisias que ocorrem dentros das igrejas e sua pregações no espirito de engano na boca dos devoradores e aprisionam as outras pessoas; A palavra é revelada a sua própria sorte, dicernimentos de homens e não do Espirito de Deus.
    Resumindo: As igrejas de hoje pregam e fazem movimentos para agradar ao povo. porque não tém Espiritualidade de verdadeiros homens de Deus para ensinar realmente o que realmente Deus aprova como foi o evangélio do salvador Jesus Cristo.

  29. Natanyaho disse:

    Quero falar mais uma coisa: Se qualquer pessoa inspirada por Deus hoje pregar para um membro dessas igrejas por aí, eles vão dizer que a pessoa está fora do padrão do evangélio; Mas é claro, os crentes só aprenderam errado então quando vem a verdade para eles soa como uma mintira; foram ensinados a ser pagãos,ser fiel aos ensinamentos da igreja para ser abençoado financeiramente, para não sair da igreja porque os demônios vão pegar a pessoa lá fora e destrui-la, para dar o seu tudo para a igreja porque quanto mais se dar se recebe, seja qual for o seu problema,faça votos com seu dinheiro para Deus porque sendo assim Deus apressará mais a solução para o seu problema e aquele que não contribue, não pode ser abençoado “porque é avarento”. Agora meu amigo e irmão em Cristo!!!seja um pouquinho inteligente que vc vai perceber uma coisa; Somente os pastores estão sendo “abençoados” financeiramente dentro das igrejas,mas vc continua pobre e muitos até fome está passando; tem pastores que continuam com o cerrinho velho para não chamar a atenção dos seus menbros, outros compram propriedades em outras cidades para que não sejam descobertos.Agora você ainda vai me dizer que não é assim??? Se vc disser que não é assim, das dua uma: Você caiu no laço da passarinheiro e agora estar nas garras do laceador, ou vc é de fato um pastor e sendo pastor não concordando com o que digo, é com certeza infiel ao evangélio de Jesus Cristo, sendo assim vc vai com certeza defender a sua mina de ouro.Eu imagino a pessoa além de ser querido conhecido por muitos e respeitado como um homem “ungido por deus” ainda recebe grana, muita grana por isso levando a melhor enquanto muitos padecem na terra. Vocêis pastores acham que eu só falo isso parque não tenho capacidade para tal, vcs estão totalmente enganados tenho e até mais que muitos por aí, a diferença entre eu e vocêis é que eu me converti de verdade e recebi o Espírito de verdade, mas vocêis…Vocêis apenas viram a oportunidade de se dar bem entre a mutidão e dessa forma,induz o povo ao erro, o erro de não compreender o que realmente é evangélio, o erro de fazelos não compreender o que Jesus quiz dizer com suas palavras, o que realmente ele ensinou, o que realmente ele queria e quer do homem, mas vocêis ensina o povo cantar e bater palmas para não enxergarem o engano que estão praticando. Pastores convertão-se enquanto é tempo e fujão deste engano pois muitos por enganarem muitos passaram a acreditar naquilo que pregaram se tornando-se protagonistas de sua própria tragetória, tornando- se segos para sua própria condenação e assim partiram para o juízo final na dúvida da sua salvação, aliás; tém muitos que nem crêr mais em salvação ou juíso final, achão que morreu aqui acabou, ou se tiver juíso, serão perdoados e salvos, mas pregão para os outros o inferno, o juíso final para com isso impor o medo e manipular os menos entendidos. É tudo!!!Paz a todos.

  30. Natanyaho disse:

    Os Senhores desse blog…Porque não divulga o que escrevo? Então vcs tambem só colocam o que intereça a vocês?
    Deixa que os irmãos, membros e pastores aprendão o evangélho, o que eu falo não tiro de Bíblia não como muitos fazem sem intender, falo do Espírito que revela todas as coisas. Vou colocar o assunto novamente, por favor divulguem. É tudo!!!!

  31. Natanyaho disse:

    Queridos proprietários deste blog,gostaria de ser informado porque os meus comentários não são divulgados, o que disabona no que se refere a EVANGÈLHO quando faço meus comentários? Será que vocês só divulga o que intereça assim como fazem os pastores que não se preocupam com a salvação do povo? Quero deixar bem claro que estou me sentindo descriminado por vocês,será que eu não tenho o direito de pensar? Onde está a liberdade de penssamento e expressão? Vou enviar o comentário de ontem novamente!!!!É tudo.

  32. JOSE RIBEIRO ARAN disse:

    Eu gostaria de saber como é que centenas de milhares de pessoas podem acreditar num homem cujo nível cultural é
    zero, sem contar que nem curso de teologia tem? Sim, estou falando de um cara perverso, mal educado e que só anda rodeado de capangas armados de fuzis e metralhadoras, e que se autoentitula APÓSTOLO WALDEMIRO SANTIAGO?????

  33. Desculpem pela verdade, mas se a carapuça servir... disse:

    Sei que hoje a coisa está feia, mas deixar de congregar…

    Isso parece desculpe de quem não quer ter nenhum tipo de compromisso sério, ou possui dificuldades em se submeter à autoridades eclesiásticas.

    Gente que adora o próprio ventre, e acha que suas opniões (por vezes, ou na maioria das vezes) é superior até mesmo à palavra.

    Geralmente não querem ir à igreja para ficar em casa se alimento das imundícies da televisão (99% de tudo que passa na TV é lixo, e o resto pouco se aproveita-incluindo os telepastores) ou para sairem por aí fazendo todo tipo de fornicação sem ter de dar satisfações a ninguém , achando que “a vida é minha, faço o que quiser”.

    Duvido que realmente façam cultos ou celebrações em casa. A maioria nem sabe o que é uma liturgia cristã, e qual a sua importância espiritual.

    No mais, louvo a Deus, pois em meio a tanta esquisitice no meio evangélico, encontrei uma igreja onde o pastor ensina que dízimo não compra benção (geramente o problema dos desigrejados é com dinheiro – avareza???) e que Deus não se vende por dinheiro de ninguém.

    Sei que vão surgir comentários repudiando estas linhas, mas também sei que Deus sempre preserva um remanescente.

  34. Selma Guimarães disse:

    Sou de uma igreja (G12), que tem os mesmos hábitos e defeitos de uma igreja TEMPLÁRIA acima descritas, e também sofro, como vocês, de uma INDECISÃO espiritual. Está sendo muito difícil para mim e para meu esposo nos conciliarmos, em quase todos os aspéctos, com a doutrina à nos impingidos, por causa do AUTORITARISMO. Sim, não se trata de autoridade espiritual, mas de autoritarismo mesmo, em que somos quase obrigados a dar satisfação de tudo que fazemos ao Bispo e Bispa de nossa congregação. Existe uma manipulação diária de nossos atos, uma intromissão incômoda na criação dos filhos, vida financeira, particular, enfim em tudo. Não temos TEMPO para nada, quase moramos na igreja. Só se fala em dinheiro, em viagens, em propósitos, atos proféticos, muitos jejuns, e, quase tudo baseados no Antigo Testamento. Sem falar que, além do dízimo e de recursos financeiros para qualquer evento na igreja, somos obrigados a dar a PRIMÍCIA (todos os meses) para os bispos, ou seja, um dia do nosso salário. Gostaria de saber, profundamente, o que vocês acham de tudo isso, principalmente no que se refere à PRIMÍCIAS ?

  35. fernanda disse:

    Nossa primeira vez que visito esse site para estudar e tirar minhas duvidas ! que bencao ..adoreii

  36. alex vander disse:

    Vou comentar a parte do texto que falou em novo nascimento. Se você nascer de novo em Jesus Cristo, e vier um degenerado dizer que isso não pode, fala para ele que se não gostou que arranque as calças pela cabeça. Aproveita para acrescentar que a rebeldia contra Deus é igual ao pecado de feitiçaria. Digo isto porque isso é fato recorrente em certas vidas que se transformam.

Deixe o seu comentário!