Minha despedida do mundo “gospel”
Por Walter McAlister
Em meu mais recente post publicado neste blog mencionei que a denominação que lidero, a Igreja Cristã Nova Vida, recebeu a notificação de uma entidade representativa de milhares de compositores de música “gospel” acerca de recolhimento de direitos autorais. O texto foi redigido com angústia e ao escrevê-lo abri inclusive uma exceção na minha decisão pessoal de nunca citar nominalmente pessoas ou grupos que considero estarem incorrendo em erro. Houve repercussão. Desde então, muito foi dito sobre o assunto, por milhares de pessoas. Fui apontado como o pivô de uma polêmica nacional, o que me deixou mortificado. Saí da minha área de atuação, para onde pretendo voltar.
Todavia, há coisas que aprendi e que preciso esclarecer.
Como disse, nossa igreja recebeu uma carta de uma entidade representativa de compositores “gospel” (carta esta que postei na minha página do Facebook). Em reportagem na Internet vi que sua liderança negou que tenha sido uma notificação. Já fui informado que ela tem razão. Tecnicamente, a carta não foi uma notificação, até porque a referida instituição não tem respaldo legal para tanto.
Reconheço o meu erro. Mas a carta se intitula “Regularize sua Igreja”, cita decreto-lei e estipula o preço para que me regularize, o que me induziu a crer tratar-se de fato de um instrumento legal. A referida organização é representativa e, portanto, entende-se que, sem os seus afiliados, não teria a menor razão de nos contatar desta maneira e sequer de existir. Por lei, todos os afiliados são “solidários” às ações dos seus representantes. Sabendo disso, para mim ficou óbvio que isso seria uma expressão de todos. Fui procurado por muitos e me surpreendi positivamente ao descobrir, um por um, que os associados não tinham a menor intenção de pedir o que fosse.
Fiquei aliviado, mas, ao mesmo tempo, triste, pois vi que meu texto atingiu pessoas que nunca tiveram ciência dos atos de seus representantes. Por isso, peço desculpas a todos os que sofreram por isso. Agi por entender que os seus representantes os representam. Não imaginava que não fosse o caso.
Por outro lado descobri que nem todas as igrejas de nossa denominação agem conforme o desejo dos compositores de ter os seus nomes reconhecidos nas projeções com as letras das músicas a serem cantadas durante os cultos. Não imaginava isso. Mas certamente é algo que corrigiremos de imediato. Pois queremos fazer sim o que é correto. Creio que todas as igrejas deveriam fazer o mesmo.
Sou um autor. Entendo de direitos autorais, embora nunca tenha recebido um centavo pelos livros que escrevi. Mesmo sendo a Anno Domini a editora da denominação que lidero, nunca recebi pelos livros publicados por ela nem tenho participação nas finanças da editora. Sou um bispo assalariado. Os corinhos que compus são registrados, mas nunca embolsei um centavo pelo CD que gravei nem pelos direitos autorais – com a única exceção de um CD gravado pela cantora Wanda Sá e produzido por Roberto Menescal. Creio que recebi em torno de cem reais por isso.
Embora fale verdades duras sobre o estado atual da igreja evangélica brasileira, inclusive no meu livro O Fim de Uma Era (prefaciado pelo Dr. Russell Shedd), nunca citei um nome sequer. Nunca antes entrara nominalmente em polêmica alguma com quem quer que fosse. Citei a organização por entender que se tratava de uma entidade que agia à margem da lei e que amedrontou as igrejas, inclusive muitas das nossas.
O estado da música da igreja dos nossos tempos é um sintoma de problemas muito mais graves. Afinal, a teologia de enorme parcela da membresia da Igreja evangélica se adquire por meio daquilo que cantamos. Por isso, a popularidade de muitos corinhos – cujo conteúdo é notoriamente insípido e desprovido da fibra confessional dos antigos hinos – é motivo de grande angústia pessoal minha. É igualmente angustiante o culto a celebridades do ramo, independente do valor de seu cachê (afinal elas só cobram os valores que cobram porque há quem esteja disposto a pagar e se alguém opta por contratá-los, não é assunto que caiba a mim).
Sou um sacerdote, autor, conferencista e líder eclesiástico. Sou conhecido por minha coerência e cuidado ao explicar bem os princípios que defendo. Procuro me limitar ao campo de teólogos, sacerdotes e discípulos que querem aprender, mas essa situação me sugou para dentro do caldo “gospel” que é movido por marketeiros, empresários da fé, celebridades e fãs ensandecidos – a favor ou contra. Tanto que fiquei mortificado pelo fel que tão violentamente jorrou em resposta ao meu último post.
À vista de tudo isso, peço que me permitam uma retirada desse assunto. Falei o que tinha de falar. Mas tenho outros assuntos a tratar aqui no blog e gostaria de me ver livre desse mundo “gospel”. Aos amigos músicos, alguns dos quais me fazem muito bem (e aqui destaco Paulo Cesar, do grupo Logos, e Asaph Borba), peço desculpas pela dor que esse equívoco me levou a lhes causar.
Na paz,
+W
**
Fonte: Walter McAlister.
18 Comentários
Deixe o seu comentário!







Geralmente o peixe morre pela boca!
Atentem para o que o Magaivister disse:
“Sou um bispo assalariado”
Se esse tal “bispo” é assalariado pela sua instituição ao qual ele dirige e a editora é propriedade desta instuição e vende seus livros; como ele pode dizer que não recebe nenhum centavo por seus livros??? E a mesma coisa que dizer que a Coca-cola não ganha nada vendendo Fanta.
E outra, ele é assalariado para cuidar das “ovelhas”. Logo se enquadra bem nestes versiculos que o Salvador disse:
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
O assalariado não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca o rebanho e o dispersa.
Ele foge porque é assalariado e não se importa com as ovelhas.
“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem;
assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.
Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.
João 10:11-16
É muito difícil, garanto. Já tive uma igreja e não é fácil. Como nós evangélicos somos confusos e desorganizados, meu deus. Vejo vários pastores frustrados por aí. É igreja que abre e igreja que fecha, somos tantas denominações que as vezes penso que não somos nenhuma. Será que estamos no caminho certo? Muitas vezes penso que não. Não sejamos subjetivos ou repitamos frases da bíblia, não é isso … sei que a luz é Jesus, mas acho que nós os evangélicos estamos com os olhos fechados, embora seja possível detectar a luz, não a vemos … mas sabemos que está perto de nós. Onde está? No coração? É subjetivo e mto particular. Onde está? Onde está?
Walter McAlister, fique em paz, eu faria o mesmo ou até escracharia mais, pois esta carta que esta associação envia é uma notificação sim !, mas de uma forma discreta e articulosa ela faz a pessoa procurar essa associação no intuito de regularizar algo, continue fazendo seu trabalho walter, alguem tem que se levantar para dizer a verdade, para apontar as falhas, você sem duvidas é a influência para uma geração inteira, que a paz do senhor esteja sobre você, e que isso nunca te empeça de utilizar todos os Dons que o senhor te Deu.
um grande abraço
Davi Alves
Ao que parece, a tal CCLI é mais uma “cavação”. Na giria policial, algo criado para “tomar” dinheiro dos incaltos. Existem centenas de “empresas” assim, associações , fundações e coisa e tal, que emitem “boletos” de cobrança, mandam junto uma carta explicativa, informando que o pagamento é obrigatório, e o empresário, neste País refem de uma infindável gama de impostos, taxas e outras contribuições, acaba pagando, pensando ser mais uma taxa qualquer, alimentandos os picaretas. Caso de policia.
Então! Esse dito bispo, arcebispo, primaz,… seja lá o que for, existem tantos e se traduzem em nada, vive da herança deixada pelo pai, esse sim! ROBRET MCALLISTER deixou um legado, O Novo Testamento não fala dos filhos dos apóstolos, sucessão apostólica? Me cheira mal. Ele quer aparecer, não foi por acaso que foi o motivo da segregação denominacional – Queria SOMENTE PARA SI O TÍTULO DE PRIMAZ – fica com ele seu “boboca”. Quanto aos cantores ditos gospel, mero comércio, se analisarmos comercialmente, eles tem direito – Fui criado sob a regência da Harpa Cristã e o Cantor Cristão, porquê não RESGATÁ-LOS A SUA DEVIDA IMPORTÂNCIA? Creio que a culpa disso, como não poderia de ser estar na “mulambada” da pastorada, no intuito de agradar e obter vantagens comerciais, deixaram de lado os hinários e adotaram as marchinhas carnavalescas. Até!
Essa é infalivel e incondicional.
No mundo moderno, ou pós moderno, quem está em cima do altar sempre acha que quem está no banco é bobo, é menos informado, menos capaz.
Só rindo.
Bem vindo ao ringue!Se quer falar tem que ouvir também!Eu concordo com tudo o que o Sr.falou no post!A oposição tem fundo espiritual,irmão!Os agentes são humanos,as regras também,não precisam ser justas.Contra nós vale tudo!Mas,na sua posição não valeria mais a pena colocar a boca no trombone?Acha mesmo que o irmão Paulo César,do Logos,vai se sentir atingido?A reputação dele é muito boa pra isso!O Logos não cobra nada pra cantar,portanto,tá na hora de difundir esta postura ,pra dispersar este bando de ladrões que invadiram as igrejas,disfarçados de cantores.E ainda têm a pachorra de se intitularem “levitas”!Só se flutuarem!Lutero assumiu o ônus de sua chamada.E vc,vai voltar atrás?
Paz á todos!
Caro Adilson, não distorça a Palavra com um comentário estúpido!
“Quem jamais vai à guerra à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho? Porventura, falo isto como homem ou não o diz também a lei? Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi, quando pisa o trigo. Acaso, é com bois que Deus se preocupa? Ou é, seguramente, por nós que ele o diz? Certo que é por nós que está escrito; pois o que lavra cumpre fazê-lo com esperança; o que pisa o trigo faça-o na esperança de receber a parte que lhe é devida. Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito recolhermos de vós bens materiais? Se outros participam desse direito sobre vós, não o temos nós em maior medida? Entretanto, não usamos desse direito; antes, suportamos tudo, para não criarmos qualquer obstáculo ao evangelho de Cristo. Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados do próprio templo se alimentam? E quem serve ao altar do altar tira o seu sustento? Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho; eu, porém, não me tenho servido de nenhuma destas coisas e não escrevo isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, antes que alguém me anule esta glória.”
1 Coríntios 9:7-15
Paulo defende que é um DIREITO do pastor receber o salário e que sua opção foi PESSOAL e diferente de você ele não a recomenda pra ninguém (pelo menos a Bíblia não cita essa recomendação).
O pastor Walter McAlister, já abriu mão de DIREITOS dele, não recebendo por livros, mas você o chama de mercenário por receber pelo seu trabalho! Que injusto seu comentário!
No amor, Rodolfo Coelho!
Amigo, quem distorce a palavra é vc e estes mercenários.
O que Paulo diz é exatamente o salário que o Senhor ensinou e não é para o “pastor” é para todos. Todos que vão e deixam tudo para pregar o evangelho é digno do seu alimento ou sustento. Estes Mercenários criaram um aprisco, onde aprisionam as ovelhas do Senhor, ali eles dão comida estragada e agua podre para elas beberem e arrancam o couro delas com seus sermões mentirosos.
Veja as palavras do Senhor:
Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.
Não vos provereis de ouro, nem de prata, nem de cobre, em vossos cintos;
nem de alforje para o caminho, nem de duas túnicas, nem de alparcas, nem de bordão; porque digno é o trabalhador do seu alimento.
Mateus 10:8-10
Quer ter mais que o alimento? Quer sustentar uma familia e boas roupas, carros, colégios particulares, planos de saude? VAI TRABALHAR!!
Pr. Walter McAlister…
Fique na paz!! Quem conhece seu deitar e seu levantar não são os mesmos que te julgam por um texto de desabafo.
Quem te conhece é Deus… quem te sustenta é ELE… siga em frente!!! Só é alfinetado quem precisa de alfinetes!
Fique com Deus!
Que muvuca heim? Essa pagina é a cara da igreja evangelica, uma nojeira!
E depois, todos, pastores, bispos, cantores, todos, sobem no altar com cara de bons moços pra falar do amor de Cristo e bla bla bla.
Qual é de fato a importancia de se colocar nome em redapé de letra na projeção? Que diferença isso faz?
É uma nojeira!!
Seria bom que as igrejas evangélicas voltassem a valorizar o cântico congregacional. Porém com cânticos verdadeiramente inspirados e, acima de tudo, em concordância com as Sagradas Escrituras.
Paz,
Caro Adilson, deves aprender a fazer apologética bíblia e não de uma posição particular. Se você cita alguns textos e “foge” de outros fica evidente que não é a verdade que defendes, mas sua própria razão.
Vejamos mais um texto da Palavra:
“Devem ser considerados merecedores de DOBRADOS HONORÀRIOS os presbíteros que presidem bem, com especialidade os que se afadigam na palavra e no ensino.” 1 Timóteo 5.17
O que seria então esses dobrados honorários que Paulo cita hein? È salário filho. Se compra comida e vestimenta, moradia e cuida da saúde com dinheiro! Deus é bom, generoso. E Ele acha digno de DOBRADOS honorários os que se AFADIGAM no trabalho da Igreja de Deus.
Se vc manda um pastor trabalhar é porque vc não considera o que ele faz um trabalho. Mas o pastor trabalha e muito, e ele é digno de receber salário sim, querendo vc ou não.
Sabedoria e graça, á todos!
Amigo,
Veja que o versiculo que vc cita fala que os presbíteros são dignos de dobrados honorários. Se, isto fosse certo, eu pergunto: É por ventura os presbíteros que recebem alguma coisa?? Ou é o “pastor” ou “bispo”? Quanto recebe o presbítero? R: NADA.
Mas, não está certo. A tradução que vc usou está manipulada. A palavra é dobrada HONRA. Vejamos:
Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;
1 Timóteo 5:17 – Vers. Almeida R.F.
Os anciãos que governam bem sejam tidos por dignos de duplicada honra, especialmente os que labutam na pregação e no ensino.
1 Timóteo 5:17 – Vers. Almeida Revisada I. B
Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino,
1 Timóteo 5:17 – Vers. Internacional
Os presbíteros que cumprem bem com os seus deveres, sejam tidos por dignos de dobrada honra, especialmente os que se ocupam na pregação e no ensino.
1 Timóteo 5:17 – Vers. Sociedade Biblica
qui bene præsunt presbyteri duplici honore digni habeantur maxime qui laborant in verbo et doctrina
- Epistula I Timotheum 5:17 – Vulgata latina.
É a mesma palavra do versículo 3:
Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas.
1 Timóteo 5:3
Presbítero quer dizer: ancião que significa: mais velhos. Presbítero é uma palavra sem tradução. Não é nome próprio e nem titulo para não ser traduzido. É um erro não traduzir esta palavra.
- O que Paulo diz é para Timoteo cuidar das viuvas e dos mais velhos; principalmente os mais velhos que ensinam e pregam o evangelho. Pois precisam de ajuda, já são de idade. Honrar os mais velhos, cuidar dos nescessitados. É dificil de entender?
É por isso que Paulo disse:
Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.
1 Timóteo 5:8
CUIDAR DOS NESCESSITADOS!PRINCIPALMENTE OS DA FÉ!
Cobrar para cantar os louvores na igreja é um absurdo, os louvores são feitos para a igreja adorar ou para ganhar dinheiro? Só não concordo quando MC Alister disse que as músicas são passionais, pois a música de verdade tem que tocar no coração das pessoas, tem que obrigatoriamente ter emoção. A bíblia diz que você tem que crer de coração e amar a Deus de toda a sua alma e entendimento. Não há ninguém que conhecendo Deus realmente, não fique pasmo com Ele.
Paz…
Adilson, obrigado pela explicação.
Sim, honorários vem da palavra honra. È isso mesmo que o apóstolo diz. Dupla honra.
Onde congrego não existe essa terminologia “presbítero”. Só usamos “pastores”. Muitos exercem um trabalho pastoral na igreja, onde ensinam, aconselham e etc, mas tem o seu trabalho fora. Outros fazem o mesmo trabalho, mas de tempo “integral”, dando tudo o que tem, porque se separaram pra isso. Ambos devem ser honrados, e existem várias formas diferentes de se honrar alguém. Quando alguém faz aniversário por exemplo, se honra com presentes. Honramos quando bendizemos, e honramos quando marcamos presença em alguma formatura. Mas, aos que deixaram seus trabalhos, faculdades e promoções, para servirem em tempo integral, a maneira mais correta de honrar é dando-lhes um salário digno.
Paulo recebeu somente ofertas, porque trabalhava
( Filipenses 4.15-18 ). Mas aos que não tem um meio para seu sustento, penso ser desonroso não dar-lhes salário. Paulo diz que abriu mão do seu direito de receber, mas ora, se ele recebia ofertas, ele abiu mão do quê? Abriu mão de salário. Mas diz que é um direito dos que trabalham no serviço de Deus.
“Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina;
Porque diz a Escritura: Não ligarás a boca ao boi que debulha. E: Digno é o obreiro do seu SALÀRIO.”
1 Timóteo 5:17-18 ( Almeida Corrigida e Revisa Fiel )
No amor, Rodolfo.
Amigo,
o que acontece? pq vc não vai pesquisar pra saber se as coisas são assim como lhe ensinaram?
Paulo abriu mão de seu salário? Pergunta: Quem pagaria este salário? Ele cobrava dizimos? Existia uma instituição organizada com tesoureiro e etc? R: NÃO.
Paulo disse que não usava do direito de receber o sustento como os outros, pois ele trabalhava com as próprias mãos… mas, que quando ele não pode trabalhar um grupo de irmãos o ajudou ele ele foi grato pela ajuda.
Os líderes religiosos gostam de citar um dos textos de Paulo: “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. 1 Coríntios 11:1″ – mas, quando o assunto é dinheiro, nem pensar.
O salário é aquilo que vc recebe pelo o que vc trabalha; no caso do evangelho usa se o exemplo de “digno é o obreiro de seu salário” para que quem for receber ajuda ou alimento não fique constrangido como se estivesse pedindo esmolas. Isto não foi para que se fizessem como empresas que contratam pessoas e se paga salário $$$. É ajuda voluntária, sem constrangimento, sem obrigatoriedade, sem invencionice de dizimos.
Veja:
E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa.
E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido.
Lucas 10:7-8
Esse assunto é muito complicado pois envolvi muitas coisas a se considerar. Havia um contexto diferenciado naquela epoca, e muitas vezes o que se diz na biblia sobre salario, recebimento etc, funciona num sentido bem mais de assistencialista (comida, roupas e moradia) do que pagamento regulamentado.
Fato é que o crente que consegue perceber quando um pregador do evangelho é digno nas suas atitudes e palavras, se preocupe dentro das suas posses, em estar promovendo seu sustento, muitos não consegue compreender todas as variantes dessas questões.
Também não se pode esperar que um pastor formado saia atrás de uma igreja que lhe de um emprego, é o outro lado da questão.
Fato interessante também é o desprendimento do crente com relação a dinheiro. Tem muito, mas muito crente ai com dinheiro na poupança vendo seus irmãos, sua igreja ou algum infeliz passar necesidade e se fazendo de equa. Tem pastor ai fazendo caixa e qualquer coisinha tem que ficar falando eresias no altar pra conseguir mais isso e aquilo quando o dinheiro no banco é suficiente.
Tudo muito confuso. O melhor é abrir o coração e pedir orientação e discernimento a Jesus.